Aromaterapia na cosmética

Ao usar óleos essencias puros, as suas propriedades benéficas estão mais concentradas, e têm maior efeito tanto a nível da mente como do corpo, do que obteríamos cheirando simplesmente um ramo de flores. Portanto, aprender a usar estes óleos essencias, dar-nos-á meios para sermos mais saudáveis, mais felizes e termos um maior controlo sobre todos os aspectos da vida.
Aromaterapia é o nome moderno do antigo conhecimento de como tratar doenças e melhorar a saúde pelo uso de ingredientes aromáticos naturais. Essas substâncias, chamadas óleos essencias, encontram-se em ervas, plantas, frutos e na casca, raiz ou resina de diversas árvores.
Talvez pense nunca ter estado em contacto com estes óleos, mas de facto todos nós somos por eles diariamente afectados: sempre que descascamos uma laranja, um óleo essencial esquicha para fora das pequenas bolsas da casca e, sendo muito volátil, evapora instantaneamente no ar, libertando o seu punguente cheiro agridoce de citrino. Embora não sintamos logo, o óleo de laranja tem um efeito refrescante e relaxante.
Quando levamos flores a alguém hospitalizado, estamos a utilizar a aromaterapia para ajudar essa pessoa a sentir-se melhor. Os óleos essenciais que dão o aroma, por exemplo, a um ramo de flores de jasmim, rosas, gerânios e alfazema, contêm substâncias químicas que relaxam o sistema nervoso e que, instantaneamente, melhoram o estado de espírito.
O facto de os óleos essencias terem propriedades curativas é indubitável. Actualmente, os cientistas que se dedicam à investigação botânica encontram cada vez mais ingredientes vitais na natureza do que nos tubos de ensaio. A aspirina, por exemplo, vem do salgueiro branco, a salsaparrilha australiana contém um germicida dez vezes mais eficaz do que o ácido fénico, e as boas e antigas cenouras estão cheias de beta-caroteno, importante arma contra o cancro.
Quanto mais os pesquisadores estudam as plantas e as suas propriedades, mais benefícios descobrem em cada componente orgânico da natureza. Tudo parece aí estar por alguma razão. Contudo, a descoberta mais interessante é que as mais recentes investigações vêm, afinal, confirmar as tradições da terapêutica herbalista, praticada há séculos.

A Alma D´Flor aconselha os seguintes produtos relacionados com este tema:

Complexo Flash
Óleo Multivitamínico
Óleo Corporal Anti-choque Recontrutivo.

Fonte: Penny Rich, Aromaterapia prática

Alma D´Flor 2008

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir com a sua opinião?
Contribua com a sua opinião!

Deixar uma resposta