Cosméticos e a gravidez

Será que devo continuar a usar os mesmos cosméticos que usava antes da gravidez? Algumas questões deste tipo são levantadas pela mulher durante o periodo de gravidez, onde se pretende o melhor para o nosso bebé.
No entanto na area da cosmética e dos medicamentos não é possível ter a certeza do que pode ser usado pois, os testes de segurança não podem ser feitos com grávidas.
Assim, no caso da cosmética devemos ler sempre a rotulagem da embalagem e excluir ingredientes que são mais polémicos.
O cuidado deve ser ainda maior nos três primeiros meses de gravidez, fase mais importante no desenvolvimento do bebé, e no periodo de amamentação onde muitas substâncias migram para o leite materno.

Confira alguns tratamentos de beleza que deve evitar:
– Cabelos: Nos três primeiros meses, qualquer tipo de pintura, madeixas, ou nuances. São ricos em amoniaco, iodo e podem conter chumbo. A partir dos 3 meses pode arriscar nas nuances mas, longe da raíz.
– Rosto: Qualquer tipo de creme para manchas, anti-rugas, anticelulitico ou reafirmante deve ser evitado. E são proibidas as injecções de Botox, o laser, mesoterapia, radiofrequência.

Deve ler sempre a lista de ingredientes e evitar:
Ácidos glicólico, salicílico e retinóico; antibióticos tópicos; metilparabeno, etilparabeno, ftalatos, parafinas, benzenos, óleos essenciais.

O que deve fazer:
Durante esta fase, o ideal é investir apenas na prevenção de rugas, manchas, borbulhas, estrias ou celulite. Hidratar e nutrir muito bem o rosto e corpo é fundamental para prevenir estrias e aumentar a elasticidade dos tecidos. No corpo deve escolher sempre cremes muito ricos e o mais naturais possivel.

A Alma d’flor possui neste momento cosméticos seguros, que pode usar durante a gravidez e amamentação. Pode consultar os cométicos que indicamos no menu grávidas e bebé.

Alma d’Flor 2009

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir com a sua opinião?
Contribua com a sua opinião!

Deixar uma resposta