estrias e a gravidez

Hidratação natural

É muito importante manter o corpo hidratado, especialmente a barriga e mamas. Isto é muito importante se estiver a ganhar peso rapidamente. Se a sua pele estiver bem hidratada a probabilidade de desenvolver estrias é menor.

Embora de uma perspetiva cosmética, qualquer produto que seja bom para a pele seca é um bom hidratante, é importante saber o que esse produto tem, pois os pequenos capilares que a pele contém poderão absorver alguns dos ingredientes do creme menos aconselhados e eventualmente levá-los pela corrente sanguínea até ao bebé.

Deverá sempre de optar por produtos sem químicos, especialmente preservantes. Durante a gravidez deverá usar os produtos mais naturais e simples possíveis, como creme de cacau ou mel. Ex: 2 colheres de mel num banho morno ajudam a hidratar a pele; se tomar duche, no chuveiro tenha lá um frasco de mel e depois de molhar a barriga, passe um pouco diretamente na barriga e espalhe com as mãos. Deixe repousar enquanto continua o duche e passe por água quando terminar.

 

Exercício físico

O exercício físico é muito importante para equilibrar o peso. Qualquer flutuação acentuada do peso poderá causar estrias. Manter o peso estável evitará o surgimento das estrias. Durante a gravidez é importante manter um peso saudável e equilibrado, mas depois da gravidez o mesmo acontece, por isso nunca deixe a prática de exercício físico de lado, pelo bem da sua pele.

Hidratação acima de tudo

Em vez de apenas confiar na prevenção das estrias a óleos, loções ou cremes hidratantes junte a importante medida de beber uma boa quantidade de água, mantendo a pele hidratada.

O que ingerir fará a diferença

Uma dieta saudável é uma outra forma de evitar as estrias. As vitaminas C e A são essenciais para este tipo de prevenção. Não tem de tomar um suplemento, apenas tem de se certificar que ingere alimentos ricos nestas vitaminas: laranjas, pimentos, tomates, cenouras, mangas. Ingerir ómega 3 não só é aconselhado para uma boa saúde ocular do bebé, pois previne a retinopatia, mas também na saúde da sua pele.

Controlar o peso

Quando a pele é obrigada a esticar muito rapidamente, a estrutura dérmica parte-se, dando origem ao desenvolvimento das estrias. Isto surge com um aumento muito rápido do peso. Controlar e ir ganhando peso gradualmente durante a gravidez não é só bom para prevenir estrias, também é mais saudável para o bebé e para o seu corpo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir com a sua opinião?
Contribua com a sua opinião!

Deixar uma resposta