,

Investigadores detectam substância perigosa em produtos para bebés

Apesar de não existir uma certeza nos efeitos nocivos deste componente, empregue no fabrico de produtos comuns como os cosméticos, ele está na mira de vários grupos ambientalistas que pedem a sua proibição. Algumas substâncias químicas que são perigosas para a saúde, estão presentes em produtos para bebés, como champôs, loções, cremes e brinquedos.

O estudo, publicado na revista Pediatrics e realizado com 163 crianças norte-americanas entre os 2 e os 28 meses, alerta para a presença de ftalatos, substância utilizada para aumentar a flexibilidade de produtos plásticos.
O estudo, Sheela Sathyanarayana et al, da Universidade Pediátrica de Washington mediu os níveis de ftalatos na urina das fraldas. As revelações são espantosas, os bebés que tinham sido expostos recentemente a champôs ou a loções apresentavam uma percentagem maior desta substância na urina analisada.
Os investigadores concluíram que todas as amostras recolhidas continham pelo menos um nível de ftalatos, assim como 81% dos bebés apresentavam quantidades desta substância química de sete ou mais pontos.

Os níveis mais elevados de ftalatos foram detectados em champôs, loções e pós e estando presentes em crianças com menos de oito meses.
De acordo com investigações recentes em animais, e desenvolvidas nos E.U.A., indicaram que os ftalatos podem causar deficiências reprodutivas e problemas de desenvolvimento na puberdade.
O mesmo estudo no entanto não evidencia uma relação directa entre a composição dos produtos e as amostras encontradas de ftalatos ou que as substâncias químicas na urina sejam prejudiciais.

Até agora o Governo dos EUA ainda não emitiu nenhuma restrição, embora o Estado da Califórnia e outros países tenham limitado a sua utilização.

Fonte:Lusa

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir com a sua opinião?
Contribua com a sua opinião!

Deixar uma resposta