,

O que é a Aromaterapia?

A aromaterapia é o uso de óleos terapêuticos extraídos de plantas naturais a fim de estimular a boa saúde, o equilíbrio e o bem-estar. Os óleos essenciais que são usados na aromaterapia são verdadeiramente holísticos no sentido de que podem exercer um poderoso efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito.
Os óleos essenciais são extraídos de árvores, moitas, flores e arbustos de todo o mundo e cada óleo tem as suas características próprias. Nos últimos 40 anos, as pesquisas reuniram plantas dos cinco continentes numa forma tal que hoje ela é tanto uma ciência como uma arte. As origens da aromaterapia parecem recuar até as origens do homem, embora o termo “aromaterapia” seja, em si mesmo, relativamente novo. O estudo científico dos óleos essenciais está a substituir e a validar as respostas instintivas e confiáveis dos povos indígenas e do folclore tradicional. Muitos óleos dos mais remotos recantos do mundo são, há muito, respeitados pelos seus efeitos terapêuticos e hoje estes efeitos estão a ser estudados cientificamente. A pesquisa sobre os óleos é contínua e, em muitos casos, valida o que aparentemente sempre foi aceite pelo folclore.
As principais substâncias químicas com poder curativo existentes em muitos óleos essenciais têm sido mais recentemente extraídas para uso da medicina alopática, mas são os muito micronutrientes que dão a cada óleo a sua qualidade essencial e o seu poder curativo único. Os óleos essenciais são compostos orgânicos ricos, com uma complexa estrutura química.
Um dos muitos usos contemporâneos dos óleos essenciais é aliviar os vários sintomas da tensão crónica, que vão da insónia à dispepsia e à enxaqueca. Estes, no entanto, não são os únicos problemas que a aromaterapia pode aliviar. A magia dos óleos é que eles podem afectar a pessoa como um todo: os seus sintomas físicos, a sua atitude e o seu estado de espírito.
Ao manusear óleos essenciais tenha o cuidado de os manter afastados dos olhos e da boca. Os óleos essenciais são extremamente concentrados, daí existir uma série de recomendações para o seu uso, e as circunstâncias em que se devem evitar certos óleos.
Os óleos essenciais constituem verdadeiras energias naturais e, se for respeitado o poder da energia curativa concentrada com a qual se está a trabalhar, os óleos proporcionarão um grande prazer e contribuirão para superar muitos obstáculos e desafios da vida.

A Alma D´Flor aconselha os seguintes produtos relacionados com este tema:

Complexo Flash
Óleo Corporal Multivitamínico
Óleo Corporal Anti-Choque Reconstrutivo

Fonte: Clare Walters, Aromaterapia para uma vida saudável.

Alma D´Flor 2008

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir com a sua opinião?
Contribua com a sua opinião!

Deixar uma resposta