, ,

Proteção Solar

“A radiação ultravioleta B (UVB) afecta as camadas mais superficiais da pele e é responsável pela queimadura solar, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de cancro da pele, designadamente melanomas.
A radiação UVA penetra mais profundamente na pele e está directamente ligada ao envelhecimento prematuro da pele, tendo também um potencial papel no desenvolvimento de cancro da pele através da danificação do ADN das células da epiderme.
Como medida de redução deste risco, os consumidores devem utilizar protectores solares sempre que estejam expostos ao sol, em combinação com outras medidas preventivas, tais como:
• Evitar a exposição solar entre as 12 e as 16 horas;
• Utilizar roupas e acessórios que protejam a pele exposta ao sol (óculos de sol, chapéus, camisolas de manga comprida e calças, quando possível);
• Reaplicar o protector solar a cada 2 horas e após nadar e transpirar.
Os protectores solares apresentam na rotulagem elementos específicos da sua categoria, nomeadamente Factor de Protecção Solar, Categoria de eficácia de protecção e outras informações relacionadas com o modo de utilização e advertências.
O Factor de Protecção Solar (FPS ou SPF, na sigla em inglês) indica o nível de protecção do produto para o aparecimento da queimadura solar. Os testes que estabelecem o FPS comparam a quantidade de exposição à radiação ultravioleta necessária para causar uma queimadura solar quando a pele é protegida através da aplicação de um protector solar relativamente à pele não protegida por um protector solar. Pese embora o facto do nível de FPS indicar somente a protecção aos raios UVB, a Recomendação da Comissão preconiza que os protectores solares devem ter uma protecção equilibrada entre os raios UVB e UVA, sendo que a protecção do último tipo de radiação não deve ser inferior a 1/3 do valor de FPS reivindicado. Por conseguinte, um factor de protecção solar elevado deve conter igualmente uma protecção alta contra a radiação UVA.”

Fonte: Infarmed

 

 

Aconselhamos o creme com proteção solar para usar diariamente:

e para pele oleosa aconselhamos o mineral Foundation:

como qualquer protetor solar deve ser reposto de duas em duas horas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir com a sua opinião?
Contribua com a sua opinião!

Deixar uma resposta