Segurança dos cosméticos com Parabenos.

Segundo estudos recentes, os cosméticos que contém conservantes do tipo Parabenos podem trazer riscos aos utilizadores, inclusive podem causar cancro de mama. Na dúvida, especialistas recomendam utilizar produtos que possuem conservantes naturais.
Não é de hoje que, as mulheres e homens socorrem-se dos mais variados tipos de cosméticos para dar um toque diferente na aparência. Desde a antigüidade, segundo arqueólogos, já foram encontrados em túmulos egípcios de aproximadamente 3.500 A.C. sinais do uso de pintura para os olhos e cremes aromáticos, pois os perfumes e cosméticos eram usados para limpar, suavizar e encobrir imperfeições da pele, de forma a ajudar na arte de seduzir e de agradar ao próximo. Desde aquela época e até hoje, os cosméticos porém, são derivados de substâncias de origens diversas e contém conservantes que podem causar efeitos nocivos aos seus utilizadores, como é o caso dos Parabenos, que estão presentes em mais de 80% dos cremes.

Conforme o estudo publicado no Journal of Applied Toxicology, os conservantes Parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, comportam-se como se fossem o estrogênio, uma hormona feminina. A notícia publicada no jornal americano despertou interesse dos consumidores e dos cientistas de todo o mundo, obrigando os fabricantes a repensarem urgentemente as formulações e a investir massivamente em pesquisas. Isso é alarmante, pois há uma enorme utilização de cosméticos contendo Parabenos por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob tratamentos diversos como o cancro, reposições hormonais e terapias crônicas. Hoje, o mercado possui conservantes naturais ou mais modernos que, até ao momento, demonstraram segurança, permitindo aos investigadores o desenvolvimento de formulações mais seguras.

O mesmo jornal publicou que o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorizantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso continuado nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de cancro de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente. Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorizantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.
Portanto, o consumidor deve ficar atento e escolher produtos que não têm esse conservante. É importante lembrar também que os principais factores de risco para o cancro de mama são: genética, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e faixa etária elevada.

A Alma D´Flor relembra a todos os seus clientes de que todos os seus produtos são 100% naturais, sendo obviamente livres de Parabenos e parafinas.
Para conheçer mais visite o site www.almadaflor.pt

Fonte:Journal of Applied Toxicology

 

Alma D´Flor

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir com a sua opinião?
Contribua com a sua opinião!

Deixar uma resposta