Soluções para a acne.

A acne é uma doença inflamatória do folículo piloso e da glândula sebácea associada, afectando principalmente as áreas com maior secreção de sebo, como o rosto, o pescoço, o peito, as costas e os ombros.
A acne afecta tanto os rapazes como as raparigas, pois ambos os sexos produzem hormonas. No caso das raparigas, as modificações que ocorrem durante o período menstrual também original lesões de acne.
Existem diversos tipos de lesões: pontos brancos (comedões fechados), pápulas (borbulhas sem pus) e pústulas (borbulhas com pus).
É nos folículos pilo-sebáceos que nasce o cabelo e o pêlo e onde é segregado o sebo. Durante a puberdade, aumenta a secreção de algumas hormonas, como os androgénios, o que determina um aumento na produção de sebo. Este aumento da quantidade de sebo dilata os folículos e produz os pontos negros ou comedões. Nestas acumulações de sebo, a proliferação de bactérias é facilitada. A que melhor se desenvolve é a Propionibacterium acnes. Estas bactérias acabam por inflamar a pele e surgem as pápulas – ou borbulas sem pus – e, depois, as pústulas – as borbulhas com pus. É da interacção de vários factores, como as hormonas, sebo e bactérias que surgem as diferentes lesões.
Nesta situação é aconselhável a aplicação de um produto que anule a proloferação da bactéria. A Alma d’Flor possui no seu portfólio o Óleo de Propolis e Hamamelis, que possui na sua composição a resina de Propolis, óleo essencial de Tea tree e  Tomilho muito indicados para este tipo de situações.
A acne aparece por razões variadas e a sua causa pode ser determinante para ser estabelecido um tratamento adequado. Os dermatologistas dividem-nas em dois tipos: causas endógenas ou internas e as causa exógenas ou externas.
As causas internas podem ser a predisposição genética, as alterações hormonais muito próprias da adolescência ou estados de stress. Nas causas exógenas, incluem-se a alimentação deficiente ou incorrecta – gorduras, açucares, chocolate -, o uso de produtos cosméticos inadequados ou consumo de certos fármacos.
É importante lavar bem a cara, de manhã e à noite, e aplicar os produtos adequados, seguindo os conselhos do médico. A higiene permite que o sebo não obstrua os poros e o deixe respirar.
É igualmente aconselhável uma moderada exposição solar. A exposição solar, mesmo com protecção, tende a piorar a acne. Nos casos de acne severa, aconselha-se o uso de chapéu.
As dietas ricas em frutas e legumes e pobres em gordura são conhecidas por libertar o corpo das suas toxinas e facilitar o bom funcionamento de todos os orgãos, incluindo a pele. Também aqui, beber dois litros de água por dia pode ser uma grande ajuda.

Consulte a sugestão Alma d’Flor:

Óleo de Propolis e Hamamelis

Israel

Alma d’Flor

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir com a sua opinião?
Contribua com a sua opinião!

Deixar uma resposta